destaque, quadrinhos, Resenhas
Comentários 4

Os Quadrinhos de Arquivo X. Arquivo X: Clássicos – Vol.1, de Stefan Petrucha e Charlie Adlard

A série de TV Arquivo X foi um imenso sucesso nos anos 90. Criada por Chris Carter, ela abordava principalmente fenômenos alienígenas, mas todo o rol de mistérios do mundo estavam incluídos. Com uma abordagem investigativa, tinha na figura dos personagens Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), o volúvel e a cética, num interessante embate. A editora New Order trouxe ao Brasil o compêndio em questão que traz as nove primeiras histórias da série.

xficapahqNão é a primeira vez que a série é trazida ao Brasil. No final dos anos 90, a Mythos Editora publicou os quatro primeiros números da série alguns materiais esparsos, porém, um arco ficou em hiato. A primeira série em quadrinhos de Arquivo X foi publicada em 1995 pela Topps Comics, uma editora surgida no boom dos quadrinhos nos anos 90, advinda de uma companhia que vendia diversos cards de quadrinhos. A editora publicava, entre outros materiais, os quadrinhos de Jurassic Park e Xena: A Princesa Guerreira. A série de Arquivo X durou menos de 50 edições. Seus direitos foram comprados pela IDW Publishing que agora publica uma nova revista da série.

A equipe criativa por trás da revista em quadrinhos de Arquivo X contava com Stefan Petrucha nos roteiros e Charlie Adlard nos desenhos. Stefan Petrucha é mais conhecidos por quadrinhos de ficção especulativa e nos traz um roteiro muito instigante com fenômenos ocorridos ao redor do mundo recheado de curiosidades e significados ocultos, citações desconcertantes, além de explorar bastante a dicotomia entre Mulder e Scully, bem ao estilo Arquivo X.

xfialaska

Já o desenhista Charlie Adlard acabou mais conhecido por ser o desenhista regular da incrivelmente famosa série em quadrinhos The Walking Dead, tendo iniciado seu trabalho na 2000 a.D. com Juiz Dredd e Nikolai Dante. Entretanto o trabalho de Adlard na revista de Arquivo X ainda é bem precário, com alguns problemas de continuidade, bem diferente de seu trabalho mais maduro em The Walking Dead. Para fechar o trabalho de arte, temos as capas incrivelmente realistas de Miran Kim.

xfi06Os roteiros de Stefah Petrucha são sensacionais, que me fizeram ficar lendo o enorme encadernado de nove edições do início ao fim. Plots instigantes que envolvem os três mistérios de Fátima, o incidente em Tunguska, trepanação, a área 51 e o hábito de devorar seres humanos para adquirir seu conhecimento e o mistério da Atlântida. Sensacional mesmo para quem gosta de mistérios bem embasados e conspirações mundiais. Além disso, Petrucha conhece muito bem os personagens colocando em xeque as suas convicções várias e várias vezes.

Eu nunca fui um grande fã de Arquivo X, vi alguns episódios aqui e ali e o filme dos anos 2000, fui atraído a esse encadernado pelos quadrinhos mesmo. A editora New Order faz um bom trabalho, ainda que escorregue na revisão, como palavras sem acento e problemas com há e a. No encadernado que comprei também vinha como brinde o pôster “I WANT TO BELIEVE”, que está no escritório de Mulder. Os quadrinhos de Arquivo X foram uma grata surpresa e uma das melhores leituras do mês, quiçá do ano.

xfifirebird

Este post foi publicado em: destaque, quadrinhos, Resenhas

por

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É Mestre em Memória Social e Bens Culturais, onde pesquisa quadrinhos e sexualidades. É especialista em Imagem Publicitária e bacharel em Publicidade e Propaganda. Ministra aula de quadrinhos e trabalha com design editorial e roteiros. Já trabalhou em museus e com venda de livros e publicidade. É pesquisador associado do Cult de Cultura e da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial). Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Co-roteirizou o premiado curta-metragem Todos os Balões vão Para o Céu. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo IEL-RS em 2012. A partir de 2014, publicou ao menos um quadrinho independente por ano. Loja de Conveniências, sua primeira narrativa longa foi lançada em 2014. Em 2015 participou da coletânea de HQs LGBT Boys Love. Em 2017 colaborou com o quadrinho A Liga dos Pampas de Jader Corrêa, que explora mitos gauchescos. Também lançou Desastres Ambulantes em parceria com Romi Carlos, um quadrinhos sobre segunda guerra mundial e OVNIs, que foi selecionado pelo edital estadual PROAC/SP. Em 2017, publicou Abandonados Pelos Deuses: Sigrid, com Thiago Krening e Cristian Santos e também Fratura Exposta: REDUX com Jader Corrêa. Também escreve os roteiros para os super-heróis portoalegrenses Super Tinga & Abelha-Girl. Mantém o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com há mais de 10 anos.

4 comentários

  1. Pingback: Melhores e Piores Leituras de Novembro de 2016 – Splash Pages

  2. Pingback: Melhores Quadrinhos Americanos Que Li em 2016 | Splash Pages

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.