destaque, fique de olho, listas, quadrinhos
Comentários 6

Guia de Leitura: Os Inumanos

Sim, amigos! Os Inumanos são a aposta da vez da Marvel! Se não nas telinhas e telonas, pelo menos nos quadrinhos. Apesar de eles estarem em destaque em Agentes da SHIELD, parece que o seu filme foi cancelado. Além disso vem aí os eventos A Morte do X e X-Men versus Inumanos, que vão colocar a equipe das névoas terrígenas em evidência. Fiz aqui uma listinha de leituras importantes dos nossos amigos evoluídos pelos krees!

Quarteto Fantástico: A Vinda de Galactus e Quarteto Fantástico: O Dia do Juízo Final (Salvat Clássicos)

É aqui que os Inumanos aparecem como povo pela primeira vez. Medusa já havia aparecido no Quarteto como integrante do Quarteto Terrível. Ela estava desmemoriada e enfrentava os quatro fantásticos. Já nessas edições, somos apresentados para Cristalys, uma inumana que comanda o tempo. Com a ajuda de raio Negro, Dentinho, Karnak, Gorgon e Triton – a família real inumana – eles primeiro enfrentam o Quarteto para pedir ajuda para que seu refúgio, a cidade de Attilan não seja descoberta pelos humanos. Depois de serem presos na Zona Negativa, o Tocha Humana e seu amigo Wyatt Wingfoot ajudam os Inumanos a se estabelecerem num novo esconderijo.


inusalvat

Os Inumanos (Salvat Clássicos)

Esse volume, ao mesmo tempo que traz a origem do povo dos Inumanos, de Raio Negro e do seu irmão louco, Máximus, ele também apresenta as primeiras histórias solo da equipe, apresentadas em Amazing Adventures. Durante essa passagem, os Inumanos procuram por um desmemoriado Raio Negro e acabam se defrontando com Magneto, numa versão muito bizarra. Nessa época quem trabalhou nos desenhos dos Inumanos foi a lenda Neal Adams.


inuchmCasamento de Cristalys e Mercúrio (Coleção Histórica Marvel: Os Vingadores #4)

O próximo passo para a história dos Inumanos (pelo menos o que foi apresentado no Brasil) é o casamento de Cristalys com o Vingador Mercúrio. Nessa história, os Vingadores e o Quarteto Fantástico se unem aos Inumanos para encerrar com o golpe praticado por Maximus, o louco, para tomar o poder em Attilan.


inubloodVingadores/X-Men: Laços de Sangue (Capitão América #207 e 208, da Editora Abril)

Dos anos 70, pulamos lááá para os anos 90, quando Êxodus, um dos grandes seguidores de Magneto ameaça matar a filha de Mercúrio e Cristalys, Luna, que está escondida em Genosha. Isso acaba causando um pesadelo diplomático e os Vingadores e os X-Men precisam agir para ajudar seus aliados.

 


inuminiMinissérie Inumanos

Essa talvez seja a melhor obra dos Inumanos publicada no Brasil. Escrita por Paul jenkins e desenhada por Jae Lee e publicada em picotes pela Editora Mythos, foi uma das grandes publicações do selo Marvel Knights, criado por Joe Quesada. Nela ficamos sabendo mais de perto como funciona a sociedade dos Inumanos, seu relacionamento com os Humanos, dos quais tentam se esconder e evitar uma guerra e com os Alfa-Primitivos, a quem exploram e são manipulados por Maximus numa guerra ainda maior.


inupocketyJovens Inumanos (Pocket Panini #2)

Com a descoberta e a divulgação da existência de Attilan pelos humanos, a família real decide enviar jovens emissários de Attilan para o mundo dos humanos. Esses jovens, recém passaram pelo ritual das névoas terrígenas e, entre eles está Luna, a filha de Cristalys e Mercúrio. É uma série bem divertida, mas que durou apenas 12 edições e foi compilada no segundo volume da Coleção Pocket Panini. tenho bastante carinho por essa série, embora os personagens, a transformação de Luna, as brigas e reviravoltas dela tenham sido esquecidas pela Marvel.


inudinastiaDinastia M: O Herdeiro

Nessa minissérie que é uma das consequências do evento Dinastia M, Mercúrio, o filho de Magneto, está sem poderes. Então, para recuperá-los, ele decide entrar em Attilan e na câmara terrígena roubar os cristais de terrigênese para reativar os seus poderes. Ele faz isso com a ajuda de sua filha Luna, agora de volta a uma idade infantil. Porém, os poderes de Mercúrio entram em pane e isso o coloca em rota de colisão com sua ex-mulher Crystalis e os Inumanos.


inuguerraGuerra Silenciosa (Marvel Especial #5)

Escrita por um cara que eu curto muito, David Hine e desenhada pelo superastro Fraser Irving, nessa história Attilan declara guerra à Terra. Os Estados Unidos, então, capturam Gorgon e o expõe novamente às névoas, o que acaba transformando-o numa fera bestial. O desfecho da saga se dá quando um Mariner libera veneno na atmosfera de Attilan Lunar (a base dos Inumanos na Lua), obrigando Raio Negro a destruir sua cúpula de oxigênio para, então salvar sua raça, mas ao mesmo tempo, destruir sua cidade.


inuinvaInvasão Secreta: Inumanos (Invasão Secreta Especial #5; Salvat Vermelha)

Eu até agora não entendi por que razão escolheram essa história para compor a Salvat Vermelha. È uma das piores dos Inumanos. Ela lida com o fato de seu líder, Raio Negro, ter sido substituído por uma duplicata skrull. Mostra que os skrull pretendiam usar o Rei Raio Negro como uma arma de destruição em massa.


inuwarGuerra dos Reis

Durante a Guerra dos Reis, Raio Negro acaba se tornando o rei por direito da raça alienígena dos Krees. Isso, entretanto leva a uma guerra com o império Shiar, que recém sofreu um golpe pelo Imperador Vulcano(o terceiro irmão Summers), e que quer expandir as fronteiras do império como todo bom vilão. O confronto envolve os X-Men, a Guarda Imperial Shiar, os Piratas Espaciais, os Kress, o Nova e os Guardiões da Galáxia. Foi um dos últimos grandes eventos do lado cósmico da Marvel. Ao final da saga, tanto Vulcano como Raio Negro sucumbem à bomba terrígena.


inuuniOs Inumanos Universais (Diversas edições do Segundo Volume de Universo Marvel)

Nas histórias do Quarteto Fantástico escritas por Jonathan Hickman, a equipe encontra um grupo de Inumanos vindos de outros planetas em que os krees plantaram os cristais terrígenos. Eles eram das raças dos Espectros, do Kymalianos, dos Centaurianos e dos Badoons, todos eles, mais Medusa, ofereciam uma noiva para o Rei Raio Negro, que seria o soberano de todos eles. Os Inumanos Universais trazem Raio Negro de volta, apenas para terem de lidar com a profecia das Quatro Cidades. Essa fase do Hickman no Quarteto Fantástico é simplesmente imperdível!


inuinfynityInfinito

Thanos força um ataque à Attilan, que agora sobrevoa o planeta Terra, e força os Inumanos a pagarem o tributo das mortes de todos os seus integrantes de 16 a 22 anos. O que Thanos persegue, entretanto, é a morte de um filho bastardo seu com uma Inumana e que se chama Thane. A busca por Thane acaba revelando que muitas tribos de Inumanos se desprenderam de Attilan e moram espalhados pelo planeta. Dessa forma, muitos humanos possuem os genes inumanos e não sabiam. Em afronta a Thanos, Maximus e Raio Negro começam a evacuar a cidade dos Inumanos, não sem antes sua destruição ativar a Bomba de Terrigênese, que derruba Attilan no Rio Hudson, em Nova York e espalha a névoa terrígena pela Terra.


inumanidadeInumanidade (Universo Marvel#17 – 3º Volume)

Com a névoa terrígena espalhada por toda a Terra, mas principalmente os Estados Unidos, muitos Inumanos Latentes estão se envolvendo em casulos e se transformando em seres super-poderosos. Isso se espalhou por todo Universo Marvel num selo de aventuras chamado de Inumanidade. Foi nele também que surgiu a nova Miss Marvel, Kamala Khan, que agora é auxiliada por Dentinho.


Inumano

Essa era uma série que seria escrita por Matt Fraction, mas que acabou caindo nas mão de Charles Soule. Inicialmente enfocaria o Novo Inumano Inferno, mas acabou dando espaço para toda a nação Inumana.Enquanto enfrentam os perigos de estarem à mercê dos humanos e terem se tornado uma ameaça, ao mesmo tempo ajudam Novos Inumanos a se readaptarem ao mundo com seus novos poderes. Uma das séries mais legais a saírem nos últimos tempos na Marvel.


E daqui vamos para Guerra Civil 2, onde o Novo Inumano Ulysses, acaba servindo de pivô para uma guerra entre super-heróis por causa de suas terríveis previsões.


É, amigos, não é qualquer um que vai trazer para vocês um guia de leitura dos Inumanos. Ou vocês já viram esse em algum outro lugar? Ah, pois é! Então continuem com a gente, pois conteúdo diferenciado e bem desenvolvido é aqui.

Anúncios

6 comentários

  1. alexxxvader diz

    Muito bom. Parabéns pelo ótimo trabalho. O guia está excelente mesmo. Só conhecia os Inumanos por nome mesmo. Agora é achar grana para os encadernados, rsrsrsrs.

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Valeu, Alex! É pra isso que servem Guias de Leitura, conhecer melhor personagens queridos e histórias marcantes! Abraços!

      Curtir

  2. Ótimo guia Guilherme , agora já posso correr atrás dos materiais certos pra conhecer melhor o grupo. Continue fazendo guias assim , deve ajudar muita gente assim como eu. Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s