destaque, fique de olho, quadrinhos, Resenhas
Comentários 4

Vingadores: Sob Ataque, de Roger Stern, John Buscema e Tom Palmer

Uma das melhores sagas dos Vingadores, que reforçou comportamentos dos integrantes da equipe e plantou sementes de histórias vindouras. Na história, uma nova e maior formação dos Mestres do Terror, liderada pelo Barão Zemo ataca a Mansão dos Vingadores e causa um forte abalo na equipe. É o que você vai ver/ler a seguir.

sieepic

A capa da última edição americana de Sob Cerco.

A história em questão faz parte do encadernado da coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, da Salvat, enfocado em Janet Van Dyne, a Vespa. Realmente, ela é o destaque da história, se afastando da empresária da moda fútil e se mostrando uma líder e tanto. A Vespa havia sido nomeada líder dos Vingadores umas vinte edições antes e é nesta saga que ela se despede da liderança. Entretanto, sua fase como líder foi uma das mais marcantes da run de Roger Stern como roteirista de Vingadores.

A arte-final de Tom Palmer dá outra dimensão para os desenhos de John Buscema, que fica mais atualizada, como se fosse um desenho de Steve Epting. John Buscema, aliás, é um dos maiores e mais prolíficos artífices dos Vingadores, tendo acompanhado a equipe entre os anos 60 e 80, desde a fase de Roy Thomas até a de Roger Stern.

Um dos assuntos tratados nessa fase é o machismo. Com Hércules e, às vezes Namor, batendo de frente com a Vespa por ela, uma mulher, liderar a equipe dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Após discutir com a Vespa, Hércules vai beber de bar em bar fazendo apostas de força. No último bar que ele vai, é envenenado e chega na Mansão dos Vingadores cantando “Como uma Deusa”, de Rosanna, na versão da Editora Abril.

deusa

No ritmo das sombras, na luz do luar…

Os Mestres do Terror reunidos pelo Barão Zemo, incluem a Gangue da Demolição, Homem-Absorvente e Titânia, Mister Hyde, Blecaute, Tubarão Tigre, Rita DeMara, a Jaqueta Amarela, e alguns heróis que mais tarde iriam se tornar os Thunderbolts. Aliás, com toda certeza essa saga foi a história que mais tarde inspiraria Kurt Busiek e Mark Bagley a criar a equipe de heróis disfarçados que incluiria os Mestres do Terror Rocha Lunar (Meteorita), Golias (Atlas), Colombina (Soprano) e Armador (Techno) apresentados nesta edição.

siemestres

Os Mestres do Terror

Leia mais sobre as histórias dos Thunderbolts neste link.

Existem duas cenas bem marcantes na saga Vingadores: Sob Ataque. A primeira delas é a união do Homem-Formiga(Scott Lang) e da Vespa enfrentando sozinhos o Homem-Absorvente e Titânia no hospital onde Hércules se encontra em coma. A outra cena é quando Mister Hyde, a Gangue da Demolição e Golias torturam o Capitão América psicologicamente rasgando suas fotos com Bucky, Sharon Carter e sua mãe. Eles também amassam o escudo original do Capitão. Mas ele entra em fúria quando os vilões espancam o mordomo Jarvis. Quando a luta acaba, a Mansão está em ruínas e Steve Rogers se depara com seus pertences todos despedaçados ele irrompe em lágrimas.

siejarvis

Tadinho do Jarvis! =(

É interessante ver como Stern trabalha os poderes de Mônica Rambeau, a Capitã Marvel, dotada do controle de todo o espectro eletromagnético, ela pode se transformar tanto em luz como em microondas e raios ultravioletas. A mesma coisa acontece com o Cavaleiro Negro e sua espada de ébano. Entretanto apesar de terem os poderes bem definidos, estes dois heróis parecem ter a personalidade bastante apagada. É nesse arco também que o Doutor Druida entra para a equipe dos Vingadores.

Conheça 10 Vingadores Que Você Não Sabia que Eram Vingadores!

siezemo

Não vai sobrar pedra sobre pedra!

E, após tantos elogios, cabe uma puxada de orelha para a edição da Salvat e a revisão da mesma – as usual. Entre alguns dos erros encontrados foi o mispelling dos nomes dos personagens como Herules, Harvis e Vingadore. Entretanto nada disso que se aproveite a reedição, pela primeira vez em formato original de um dos grandes clássicos dos Vingadores da década de 80! Cheers!

siecapa

Puxa, me atrasei! Cansaram de esperar???

Agradeço ao Emílio Baraçal por ter conseguido a imagem do Hércules cantando Rosanna.

 

4 comentários

  1. Pingback: Melhores e Piores Leituras de Fevereiro de 2017 | Splash Pages

  2. Uma das minhas histórias favoritas dos Vingadores, numa época em que a equipe não tinha o hype que tem agora. Numa época em que as formações das equipes não mudavam radicalmente a cada 6 meses, as personalidades são bem definidas. Mesmo o Cavaleiro Negro e a Capitã Marvel tem seus momentos de protagonismo em histórias posteriores.

    Um dos pontos altos da saga é que se tem a real sensação de perigo que os heróis passam. A equipe é surrada e humilhada publicamente e só consegue se recuperar (parcialmente) graças a ajuda do Thor e antigos aliados (Druida e Scott Lang). Jarvis, Hércules e a Vespa se afastam da equipe como consequência, abrindo espaço para mudanças e renovando a equipe de forma orgânica e coerente, diferente das atuais formações que mudam de formação de uma edição para outra sem nenhuma explicação.

    Tem um arco posterior, a Vingança dos Deuses, que recomendo muito, onde ainda se recuperando, a equipe é novamente derrotada e humilhada pelos deuses do Olimpo.

    Gui, é por essa passagem que digo que a Vespa tem sua importância como líder e membro dos Vingadores.
    E Busiek sempre foi um fã e conhecedor da cronologia Marvel. É certo que ele se inspirou daí pra criar seus Thunderbolts. Ele usa muito desse Zemo estrategista e da Rocha Lunar manipuladora que vemos aqui. Tem até uma história dos T-bolts que o Hércules vai atrás da equipe pra se vingar do Atlas (Golias) pela surra.

    Curtir

    • Guilherme Smee diz

      Pois é, Isra! Agora botei mais fé na Vespa e fiquei interessado em ler toda a fase do Stern. Mas duvido que saia algo mais aqui além disso e da saga do Kang que saiu lááá em 2008 em Maiores Clássicos dos Vingadores #3. Valeu! Abraços!

      Curtir

  3. Pingback: Os Melhores Quadrinhos da Marvel Que Li em 2017 – Splash Pages

Deixe um comentário, caro mergulhador!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.